O Mossoroense - Desde a sua implantação, em 2010, o Programa de Telemedicina, que
oferece assistência nas oito regiões de saúde do RN na área de exames de
Eletrocardiograma via telefonia fixa, móvel e Internet nas zonas rurais
e urbanas, realizou 515.758 mil exames através dos tele
eletrocardiogramas de 12 derivações simultâneas e mais de 860 mil
Diagnósticos em Cardiologia, o que representa um apoio efetivo na
regionalização dos serviços de saúde no Rio Grande do Norte.
O Programa de Telemedicina, da Secretaria de Estado da Saúde Pública
(Sesap), é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de
Estratégia de Saúde da Família (UESF), Unidades de Pronto-atendimentos
(UPAS) e Hospitais estaduais, municipais e filantrópicos sob a gestão
municipal conveniados ao Sistema Único de Saúde, através de 247
aparelhos eletrocardiógrafos de 12 derivações simultâneas. Nele, a
enfermagem realiza os exames, transmite para a Central de Telemedicina
(médicos especialistas) na cidade de São Paulo/SP e Uberlândia/MG.
A colaboradora contratada possibilita a realização dos exames que,
decodifica o traçado transmitido, lauda e também fornece a segunda
opinião médica, segunda opinião esta, que o médico especialista diante
de alguma gravidade, como um Infarto em evolução, conversa com o médico
generalista da UBS, UESF, UPA ou mesmo hospital, no sentido de
orientá-lo para aplicação dos protocolos cardiológicos e encaminhamento
do paciente para uma unidade de maior complexidade. Os eletrocardiogramas transmitidos, retornam em até 15 minutos para
urgência e até 30 minutos para o paciente eletivo com o laudo em arquivo
.pdf – via aplicativo WEB – Plataforma Integrada de Telemedicina – PIT.
O sistema faz a geração dos dados, emissão de relatórios e
acompanhamento em tempo real da realização dos exames.
O Rio Grande do Norte foi o primeiro Estado do País a implantar, como
política assistencial de saúde junto a sua RAS – Rede de Atenção à
Saúde, de maneira apoiar a Regionalização dos serviços de saúde. “A
Telemedicina representa um grande avanço na assistência a portadores de
doenças crônicas como hipertenção e diabetes no Estado, contabilizando
resultados positivos especialmente no que se refere aos pacientes
usuários do Sistema Único de Saúde em nosso Estado”, explica Eduardo
Albuquerque, coordenador do programa na Sesap.
O Programa de Telemedicina da SESAP-RN, foi aprovado e reconhecido
pelo Ministério da Saúde, hoje é custeado através de Portaria
ministerial, sendo hoje uma referência no serviço para o país. “Como não é impossível ter um médico cardiologista em cada município
do Estado, e o eletrocardiograma necessita de um especialista para
interpretá-lo, o Programa de Telemedicina é um suporte importante para
cobrir locais sem a presença desse profissional, dessa maneira é
possível sim, ter médicos cardiologistas especialistas “Virtuais” em
todos os municípios do RN, diagnosticando via laudos os eventos
cardiológicos que chegam as diversas unidades de saúde em nosso Estado”,
explica.
Eduardo explica que o programa funciona de forma simples. “Basta uma
linha telefônica convencional ou aparelho celular para enviar o exame
por meio de sinais sonoros a uma Central da Telemedicina – a Central
decodifica a transmissão gravada em um banco de dados (prontuário
eletrônico) imediatamente, a equipe médica de plantão analisa o
eletrocardiograma enviado pelo médico”.

0 comments :
Postar um comentário