Por Dentro do RN - A Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) do Rio Grande do Norte continua enfrentando sérias dificuldades para manter o fornecimento regular de medicamentos.
De acordo com a lista atualizada naa sexta (25), 83 dos 216 medicamentos disponibilizados estão em falta, incluindo remédios essenciais para pacientes com artrite reumatoide e doenças respiratórias. Entre os medicamentos indisponíveis, gabapentina e formoterol budesonida estão em processo de licitação, enquanto quetiapina e tacrolimo aguardam distribuição pelo Ministério da Saúde. A crise na Unicat não é nova, e o problema se agravou em agosto, quando a Justiça determinou o bloqueio de R$ 4,7 milhões das contas do Estado para aquisição de medicamentos faltantes.
A Secretaria de Saúde do Estado afirma que medidas estão sendo tomadas para acelerar os processos de licitação e minimizar os atrasos na entrega dos medicamentos. Contudo, usuários continuam enfrentando dificuldades, especialmente aqueles que se deslocam do interior para Natal em busca dos remédios.
0 comments :
Postar um comentário