Serviços oferecidos pelo INSS são gratuitos e o cidadão pode acessá-los diretamente no site do instituto ou pelo aplicativo Meu INSS - Foto: Wikipedia
Aposentados e pensionistas do
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam estar sempre atentos
a fim de não serem ludibriados em tentativas de fraudes. Entre as
diversas modalidades de golpes a que os segurados do instituto correm
risco de sofrer, eles devem prestar a atenção em uma nova possibilidade
de serem passados para trás: a da informação de terem sido incluídos em
uma suposta lista de pedidos de concessão de benefícios negados pelo
INSS.
A tentativa de fraude acabou
descoberta quando um segurado do Rio de Janeiro foi notificado por
oficial de Justiça sobre uma ação judicial em seu nome. O processo
visava reverter um suposto “indeferimento” do pedido de concessão de
benefício. A alegação na ação era de que o pedido de benefício do
segurado foi negado pelo INSS e que haveria uma suposta lista que
relacionava solicitações não liberadas pelo instituto.
O
coordenador de Gestão de Benefícios (Coben) da Superintendência
Regional do INSS no Estado do Rio de Janeiro, Flávio Souza, explica que o
instituto recebeu uma notificação judicial para que houvesse
manifestação do órgão no processo que corre na Justiça a respeito da
suposta lista de indeferimentos de benefícios. Segundo Souza, o juiz queria saber oficialmente sobre a listagem informada no processo.
O
instituto respondeu que desconhece a existência de relação de
benefícios indeferidos, disponibilizada de forma pública e com elementos
que possibilitem o acesso de terceiros aos dados dos segurados
requerentes. O coordenador afirma que as informações sobre resultados de
requerimentos são divulgadas apenas aos segurados e representantes
legais devidamente cadastrados.
“A
situação chamou atenção pelo fato do cidadão tomar conhecimento do
processo judicial, por meio de um oficial de Justiça, e pelo fato da
abordagem feita com base na existência de uma suposta relação publicada
pelo INSS”, relata Flávio Souza.
O
servidor destaca a importância dos segurados sempre terem o cuidado de
proteger seus dados para evitar cair em golpes. Ele ressalta que o INSS
não passa informações sigilosas para terceiros. E que se for preciso, o
instituto entra em contato com o segurado por meio de SMS, notificação
push e mensagem por aplicativo ou pelo site Meu INSS, ligação
telefônica, carta com aviso de recebimento e rede bancária.
“Somente
os segurados ou os procuradores têm acesso aos dados. Por isso, é
preciso desconfiar sempre se um desconhecido aparecer oferecendo algum
serviço em nome do INSS”, afirma Souza, ressaltando que o segurado pode
fazer registro no canal Fala.Br ou pelo telefone 135. A polícia também
pode ser acionada.
Flávio
Souza reafirma que os serviços oferecidos pelo INSS são gratuitos e o
cidadão pode acessá-los diretamente no site do instituto ou pelo
aplicativo Meu INSS, sem precisar de intermediários.
Ele
ressalta ser importante estar atento a pessoas que oferecem vantagens e
facilidades sobre serviços previdenciários. Mas se o segurado optar por
recorrer a ajuda de alguém, a orientação é sempre procurar uma pessoa
de confiança. No caso de advogado, é recomendável conferir se o
profissional possui cadastro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
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