BLOG CANIDÉ SILVA

Cientistas encontram túmulo de 2800 anos com pessoas sacrificadas e 18 cavalos na Sibéria

Cientistas encontram túmulo com pessoas sacrificadas e 18 cavalos datados de 2800 anos na Sibéria

Cientistas encontram túmulo com pessoas sacrificadas e 18 cavalos datados de 2800 anos na Sibéria — Foto: Reprodução/Trevor Wallace.

O Globo - Arqueólogos descobriram um sepultamento de 2.800 anos na Sibéria que contém os restos mortais de um indivíduo da elite da época. Ele foi enterrado com pelo menos um outro humano sacrificado e 18 cavalos. Esse túmulo, conhecido como kurgan (grande monte funerário), foi encontrado em Tuva, uma república no sul da Sibéria, e remonta à transição entre as idades do Bronze e do Ferro. Segundo um estudo publicado em 8 de outubro no periódico Antiquity, o sepultamento apresenta práticas funerárias características dos citas, um povo enigmático da Antiguidade.

Durante a escavação, foram descobertos equipamentos de montaria e artefatos decorados com animais, um indicativo de que a cultura da pessoa enterrada era semelhante à dos citas, que viveram milhares de quilômetros a oeste. Alguns dos cavalos enterrados ainda tinham pedaços de latão entre os dentes, e os restos mortais de uma mulher, possivelmente sacrificada, também foram encontrados.

Os citas, conhecidos por sua criação de cavalos, arte com animais e sacrifícios rituais, não deixaram registros escritos. Sua história é conhecida principalmente mediante fontes externas, como o historiador grego Heródoto (484-420 a.C.), que descreveu os elaborados rituais funerários dos citas. Segundo ele, para honrar a morte de um rei, sacrificavam dezenas de cavalos e servos, e seus corpos eram dispostos de maneira que parecessem caminhar ao redor do túmulo.

Heródoto também relatou que os citas migraram para o oeste da Ásia Central após serem expulsos por um grupo hostil, mas outros relatos da época descrevem diferentes versões sobre suas origens. Estudos genéticos modernos indicam que os citas do primeiro milênio a.C. eram culturalmente diversos, com ascendência siberiana, leste-asiática e eurasiana. No entanto, ainda há debate sobre como esses grupos se uniram para formar a cultura cita.

“Os citas cavaleiros têm fascinado as pessoas desde os tempos de Heródoto, mas as origens de sua cultura permaneceram escondidas por muito tempo nas remotas estepes eurasianas”, contou Gino Caspari, arqueólogo da Universidade de Berna e autor sênior do estudo, para a Live Science.

Com o objetivo de descobrir mais sobre o início dessa cultura, os arqueólogos escavaram o kurgan mais oriental encontrado até o momento, localizado em um vale conhecido como “Vale Siberiano dos Reis”, que abriga milhares de túmulos.

A equipe utilizou a datação por radiocarbono para determinar que o monte funerário data do final do século IX a.C., sendo um dos túmulos mais antigos a apresentar práticas citas. Essa descoberta sugere o início de uma tradição cultural que duraria séculos.

“Descobrir algumas das primeiras evidências de um fenômeno cultural único é um privilégio e a realização de um sonho de infância”, concluiu Caspari.

Compartilhe com Google Plus

About canide silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments :

Postar um comentário