Com
um déficit de mil professores, a rede estadual de ensino deve perder
cerca de dois mil educadores este ano. Eles vão sair das salas de aula
para se aposentar. A projeção é do Sindicato dos Trabalhadores em
Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte).
A coordenadora geral
do Sinte, Fátima Cardoso, explicou que os 382 professores concursados
que a Secretaria de Educação convocou este ano, se juntam aos 462
convocados ano passado, totalizando 844.
Eles vão ocupar as vagas dos
profissionais que estão se aposentando não são suficientes para cobrir a
demanda porque não ampliam o quadro. Dos cerca de dois mil que vão se
aposentar grande parte já deu entrada nos processos junto ao Instituto
de Previdência do Estado (Ipern), contabilizou Fátima Cardoso.
Segundo
ela, esses processos no Ipern enfrentam morosidade e burocracia
ocasionando uma sobrevida desnecessária aos professores na sala de aula
pois eles já cumpriram seu tempo de serviço. O Estado tem 17 mil
professores na ativa e 208 mil matriculados.

0 comments :
Postar um comentário