BLOG CANIDÉ SILVA

Médico atende sentado em lixeira e governo, em vez de comprar cadeira, ameaça demiti-lo

[​IMG]
Médico atende sentado numa lixeira, na UPA de Cabuçu, em Nova Iguaçu Foto: divulgação /sindicato dos médicos

Extra - Sentado sobre uma lixeira, um médico da UPA de Cabuçu, em Nova Iguaçu, atende os pacientes. A imagem, divulgada pelo Sindicato dos Médicos, mostra a situação precária de funcionamento das unidades de pronto-atendimento do governo estadual. Na mesma unidade, profissionais e pacientes são obrigados a usar banheiros sujos.

Faltam insumos, limpeza e até cadeiras na UPA de Cabuçu. Não é mais possível aceitar essas condições de trabalho. Vamos entrar com uma denúncia no Ministério Público nesta sexta-feira — disse o presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze.

[​IMG]
Banheiro sujo na UPA de Cabuçu Foto: Sindicato dos Médicos / Divulgação

A Secretaria estadual de Saúde (SES) não respondeu sobre as condições da UPA, mas afirmou que vai identificar o profissional que aparece na imagem “para determinar sua demissão e encaminhar denúncia ao Cremerj, além de cobrar esclarecimentos da administração da unidade, uma vez que a mesma dispõe de cadeiras — em caso de necessidade, a unidade poderia ter solicitado à SES a reposição”.

Quanto aos repasses para a organização social IDR, responsável pela UPA, a SES informou que a OS recebeu repasse parcial neste mês, assim como vem acontecendo com todas as OSs, em função da crise financeira do Estado do Rio.

[​IMG]
Banheiro sujo na UPA de Cabuçu Foto: Sindicato dos Médicos / divulgação


A Secretaria de Saúde reconheceu a existência de débitos anteriores e afirmou que vem solicitando às OSs que priorizem o pagamento de seus funcionários e a manutenção dos serviços. “Cabe lembrar que a SES não vem recebendo a totalidade dos recursos previstos em seu orçamento, tendo em vista a grave crise financeira do estado. É importante reforçar que todos os recursos disponíveis para a pasta estão sendo destinados, como prioridade, para a manutenção do funcionamento das unidades de saúde”, informou a nota.

Quanto às UPAs da Zona Oeste, como a de Realengo, mostradas nesta terça-feira pelo EXTRA, funcionários informaram que a limpeza e a alimentação foram restabelecidas.

[​IMG]
Pia transborda esgoto na UPA de Realengo: apesar de a limpeza ter sido restabelecida nesta terça-feira, o cheiro na unidade continuava insuportável Foto: Sindicato dos Médicos / Divulgação

[​IMG]
Sujeira toma conta de consultório na UPA de Realengo: limpeza foi restabelecida nesta terça-feira Foto: Sindicato dos Médicos / Divulgação
Compartilhe com Google Plus

About canide silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments :

Postar um comentário