Foto: Assessoria/Semurb
Cerca de cem aves silvestres irão voltar
a voar livremente na natureza neste sábado (11). Elas serão
reintegradas na Zona de Proteção Ambiental 01 (ZPA), na área do Parque
da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Natal. A ação é resultado da operação conjunta
“Asas da Liberdade”, coordenada pela secretaria de Meio Ambiente e
Urbanismo (Semurb) e deflagrada na última segunda (6), nas feiras livres
da cidade e criadouros domésticos. Ao todo 200 animais foram
apreendidos pelas equipes de fiscalização em quatro dias. Todas as aves
foram submetidas a exames clínicos no Instituto Brasileiro de Meio
Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para comprovar a
sanidade antes da soltura.
A fiscalização conjunta é uma ação
permanente realizada pela Semurb em parceria com a Polícia Civil por
meio de sua Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente
(Deprema), Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Policia
Militar (Cipam), Ibama, secretaria municipal de Serviços Urbanos
(Semsur) e com o apoio do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda
Municipal (GAAM/GMN). No entanto, neste mês em alusão a Semana do Meio
Ambiente, o trabalho foi intensificado nos bairros onde o comercio
ilegal costuma ser recorrente.
Nos quatro dias de operação as equipes
estiveram em Nossa Senhora da Apresentação, Salinas e Igapó, na Zona
Norte; nas Quintas e Planalto, na Zona Oeste; em Mãe Luiza, na Zona
Leste e em Ponta Negra, na Zona Sul. Dentre as espécies aprendidas estão
o xexéu-bauá, xexéu-bananeira, assum-preto, golinha, azulão, canário da
terra, concriz, curió, garibaldi, vem-vem, golinha, galo de campina,
sibiti, sanhaço e periquito da catinga, além de um jabuiti piranga.
No sábado (11), a soltura vai contar com
a presença do titular da pasta, Marcelo Rosado. O secretario avalia a
fiscalização integrada como peça fundamental para o sucesso da operação.
Segundo ele, a participação de órgãos de várias instâncias é
primordial, pois fortalece ainda mais esse trabalho tão importante de
combate ao comércio e criação ilegal de animais silvestres na cidade. “O
nosso interesse é que essa aproximação aconteça cada vez mais de forma
efetiva e que a população compreenda a importância de não contribuir com
o comércio ilegal de animais silvestres”, ressalta.
O supervisor de Ambientes Naturais e
Biodiversidade da Semurb, Gustavo Szilagyi, explica que as aves que
serão reintegradas ao meio ambiente neste sábado passaram por avaliação
de saúde e foram selecionadas de acordo com o bioma a que pertencem.
“Dentre as espécies que serão soltas no Parque da Cidade estão o sibiti,
galo de campina, sanhaçu e golinha, naturais da Mata Atlântica”, conta.
“Já as demais espécies recuperadas em cativeiro pela fiscalização
pertencem ao bioma da caatinga e serão libertadas posteriormente numa
reserva no município de Caiçara do Rio dos Ventos. Entre elas a graúna, o
azulão e concriz”, acrescenta.
Ainda segundo Szilagyi, a multa para
quem for pego comercializando, guardando em cativeiro ou depósito, ou
ainda, transportando espécimes da fauna silvestre sem autorização é de
R$500 por animal apreendido e pode chegar até R$5 mil se o animal
estiver na lista de ameaçados de extinção. Além disso, a pessoa responde
por crime ambiental de acordo com o Decreto Federal nº 6.514/2008.
O supervisor enfatiza também que nos
casos de criadouros domésticos, a pessoa que quiser entregar o animal
voluntariamente aos órgãos responsáveis pode fazê-lo sem sofrer sanções.
“Basta entrar em contato com a Semurb pelo telefone da Ouvidoria e
solicitar a ida de uma equipe até o local. A mesma lei que pune os
infratores também abre essa possibilidade de renúncia da guarda ilegal
sem a lavratura de multa”, explica.
A fiscalização também apreendeu 60
gaiolas, 24 viajantes (utilizado para transporte de animais), 16
alçapões e vários recipientes usados para alimentação dos animais. Todo o
material foi destruído na manhã desta quinta-feira (9). Você também
pode ajudar no combate aos maus tratos e tráfico de animais em Natal,
basta ligar para a Secretaria de Segurança Pública no 181, para a Linha
Verde do Ibama no 0800 618 080, ou ainda para Ouvidoria da Semurb no
3616-9829, que funciona no horário das 8h às 14h e fazer sua denúncia.

0 comments :
Postar um comentário