Prefeitos de todo o país poderão permanecer no cargo por até 14 anos consecutivos caso avance no Congresso uma emenda do senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) à PEC nº 12/2022, que trata do fim da reeleição.
A proposta estabelece uma transição antes da extinção definitiva do direito à reeleição, permitindo que prefeitos eleitos em 2020 e reeleitos em 2024 possam disputar novamente em 2028 um último mandato de seis anos. Com isso, os gestores poderão permanecer no poder até 2034.
A partir dessa data, o projeto pretende unificar as eleições para todos os cargos, com mandatos de cinco anos. Para vereadores, deputados estaduais e federais, a reeleição continuaria autorizada.
“Temos uma decisão de encerrar o ciclo de reeleições no país. Há uma proposta de unificar essas eleições, garantindo a oportunidade de todos os candidatos disputarem pela última vez. Precisamos debater esse tema”, declarou Nogueira.
Se o texto for aprovado, prefeitos como Inácio Macedo de Tenente Laurentino, Galo de Florânia e a prefeita Jane de São Vicente, poderão tentar novo mandato e seguir na administração de seus respectivos municípios até 2034.
0 comments :
Postar um comentário