Ranulfo Custódio Alves, de 102 anos. Foto: Reprodução
O brasileiro Ranulfo Custódio Alves, de 102 anos, emocionou servidores do Detran de Camapuã (MS) ao renovar sozinho sua carteira de habilitação. Considerado o motorista ativo mais velho do estado, ele dirigiu até o local para fazer os exames obrigatórios e saiu com a CNH renovada por mais três anos. Com 65 anos de direção, Ranulfo nunca levou uma multa ou se envolveu em acidentes, segundo o Detran-MS.
Mesmo com idade avançada, ele mantém uma rotina ativa: ajuda na fazenda da família, faz exercícios e evita dirigir em áreas com trânsito intenso. “Se já cuidava antes, agora cuido o dobro”, disse. A família, embora preocupada, respeita sua decisão de continuar ao volante. A filha mais nova, Jéssica, revelou que sentiu “admiração e preocupação” ao saber que o pai foi sozinho renovar a habilitação.
O caso de Ranulfo é raro, mas não isolado: há mais de 200 motoristas acima dos 90 anos com CNH válida em Mato Grosso do Sul. Para facilitar a renovação, o estado oferece desconto nas taxas para idosos e atendimento humanizado. A legislação prevê validade de três anos para condutores acima dos 70.
0 comments :
Postar um comentário