BLOG CANIDÉ SILVA

Influenciadores usam seguidores para alavancar campanhas e viram campeões de voto em SP, Rio, Manaus e Salvador

Lucas Pavanato, vereador eleito em São Paulo

Lucas Pavanato, vereador eleito em São Paulo — Foto: Reprodução Instagram.

O Globo - A produção de conteúdo digital e o engajamento alavancaram o desempenho eleitoral de candidatos pelo país. Os vereadores mais votados em capitais como São Paulo, Rio, Manaus e Salvador acumulam milhões de seguidores nas redes sociais e usaram o alcance como ferramenta na disputa pelo voto dos eleitores.

Em São Paulo, o primeiro colocado é estreante na política, mas têm experiência no mundo digital. Influencer bolsonarista, Lucas Pavanato (PL-SP) recebeu 161.386 votos e ostenta 1,3 milhão de seguidores no Instagram. Ele viralizou na internet publicando posts em que provoca manifestantes de esquerda na rua e briga com candidatos em podcasts. Para atrair a atenção, costuma usar uma peruca loira para defender uma de suas principais bandeiras: proibir transexuais de utilizarem o banheiro feminino.

A segunda mais votada foi Ana Carolina Oliveira (Podemos), mãe da menina Isabella Nardoni, que foi morta pelo pai e a madrasta em 2008. A campanha dela foi centrada na internet, com a participação em podcasts e a promessa de lutar por crianças vítimas de violência. Com 1,5 milhão de seguidores, ela recebeu 129.563 votos.

A capital paulista ainda teve outros influencers que se elegeram pela primeira vez, como Zoe Martinez (PL), que conta com 1,4 milhão de seguidores; Amanda Vetorazzo (União) (938 mil seguidores) e Adrilles Jorge (União) (888 mil seguidores). O mais popular da Câmara Municipal nas redes sociais, com 3 milhões de seguidores, é o vereador Thammy Miranda (PSD), que foi reeleito a mais um mandato neste domingo.

No Rio de Janeiro, o campeão de votos e seguidores foi o vereador Carlos Bolsonaro (PL), que foi o principal responsável pelas redes sociais do pai, Jair Bolsonaro, durante o último governo. Carlos chega ao seu sétimo mandato na Câmara, com 3,2 milhões de seguidores no Instagram e 130.480 mil votos.

Em Belo Horizonte, o vereador mais votado, Pablo Almeida (PL), destoa dos candidatos campeões de voto na Região Sudeste, com apenas 56,9 mil seguidores. O êxito dele, no entanto, está relacionado à influência do seu padrinho político — o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), que tem uma base de 11,7 milhões de fãs digitais. Ex-assessor do parlamentar, ele contou com a militância de Ferreira para conseguir 39.960 votos.

O vereador mais votado em Manaus foi o Sargento Salazar (PL), que se apresenta como youtuber, empresário e policial militar com 21 anos de carreira. Ele recebeu 22.594 votos. Com 631 mil seguidores, ele fez sucesso na internet publicando vídeos de abordagens policiais, com pitadas de humor. “O dia que o sgt Salazar teve que prender um flamenguista” e “Taquei 3 balaços nele, foi ataque soviético” são os títulos dos seus vídeos com mais visualizações.

Em Salvador, Jorge Araújo Repórter (PP) foi o que conquistou o maior número de votos (36.065). Com 743 mil seguidores nas redes sociais, ele fez fama como jornalista televisivo com o bordão “bafafá, confusão e agonia” e conseguiu engajamento após falar sobre a sua demissão da emissora, em fevereiro deste ano.

O influencer digital que mais se notabilizou nas eleições deste ano, no entanto, não conseguiu votos suficientes para avançar ao segundo turno. Apesar de ter recebido 1,7 milhões de votos, o coach Pablo Marçal (PRTB) ficou em terceiro lugar na disputa pelo comando de São Paulo. No Instagram, ele ostenta 5,6 milhões de seguidores.

Compartilhe com Google Plus

About canide silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments :

Postar um comentário