BLOG CANIDÉ SILVA

Explosão em mina de carvão deixa mais de 50 mortos no Irã

Foto fornecida pelo Iranian Red Crescent (RCS) mostra ambulâncias no local da explosão numa mina de carvão em Tabas, na província iraniana de Khorasan

Foto fornecida pelo Iranian Red Crescent (RCS) mostra ambulâncias no local da explosão numa mina de carvão em Tabas, na província iraniana de Khorasan - Foto: AFP / HO / IRANIAN RED CRESCENT

Uma explosão causada por um vazamento de gás em uma mina de carvão no leste do Irã deixou pelo menos 51 pessoas mortas e 20 feridas, informou um veículo estatal do país neste domingo. “O número de mortos no acidente da mina de Tabas subiu para 50, enquanto o de feridos chegou a 20”, afirmou a Agência de Notícias da República Islâmica (IRNA).

Segundo a IRNA, a explosão ocorreu por volta das 21h00 (14h30, no horário de Brasília) do sábado devido a um vazamento de metano. No total, 69 trabalhadores estavam presentes no momento do acidente.

A televisão local exibiu imagens de ambulâncias e helicópteros transportando os feridos para hospitais da região. Outras imagens divulgadas pela IRNA mostram os corpos de algumas das vítimas, vestidas com seus uniformes de trabalho, sendo retirados do local.

O presidente iraniano, Masud Pezeshkian, expressou condolências às famílias das vítimas e ordenou uma investigação sobre o acidente.

— Infelizmente, soubemos que ocorreu um acidente em uma das minas de carvão de Tabas e vários de nossos compatriotas perderam a vida. Ofereço minhas condolências às suas respeitáveis famílias — disse Pezeshkian em declarações transmitidas por uma emissora estatal iraniana.

A Red Crescent — ONG especializada em ajuda humanitária no Irã — afirmou que operações de busca e resgate estavam em andamento na mina, onde alguns trabalhadores seguem presos.

De acordo com a IRNA, eles estavam a cerca de 250 metros abaixo da superfície, isolados das equipes de resgate por câmaras que se encheram de gás metano concentrado.

“O acúmulo de gás na mina dificultou as operações de busca”, disse o promotor local Ali Nesaei, segundo notícia veiculada pela IRNA.

“Atualmente, a prioridade é prestar socorro aos feridos e retirar as pessoas dos escombros”, acrescentou Nesaei.

Ele declarou que “a negligência e a culpa dos agentes relevantes serão tratadas” mais tarde.

No ano passado, uma explosão em uma mina de carvão em Dangã, no norte do Irã, causou a morte de seis pessoas, e a principal hipótese é que também tenha sido causada por um vazamento de gás, de acordo com informações da mídia local.

Em 2017, 43 mineiros morreram em outra explosão na cidade de Azad Shahr, um incidente que gerou revolta na população contra autoridades.

Fonte: O Globo

Compartilhe com Google Plus

About canide silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments :

Postar um comentário