BLOG CANIDÉ SILVA

Deolane: Juíza cita ‘má vontade’ de foragidos e capacidade de sustentar ‘vida em fuga’ para manter prisões

Deolane Bezerra

Deolane Bezerra - Foto: Divulgação

O Globo - A juíza Andrea Calado da Cruz ao decidir pela manutenção da prisão dos indiciados na Operação Integration, entre eles a influenciadora Deolane Bezerra, mencionou a capacidade dos envolvidos no caso de “sustentar uma vida de fuga, dificultando a ação das autoridades e a consecução da justiça” graças a “recursos financeiros substanciais”. Na decisão, a magistrada determinou também a prisão preventiva do sertanejo Gusttavo Lima.

Segundo a juíza, “a má vontade dos foragidos com forte poder econômico é um fenômeno alarmante que desafia a efetividade da aplicação da lei penal (…) Diante desse contexto, a manutenção do decreto de prisão se torna imprescindível”.

“Tal situação gera um cenário em que a aplicação da lei penal se torna praticamente impossível. A capacidade de se esconder e de obstruir investigações torna-se uma arma em mãos de quem se recusa a enfrentar as consequências de suas ações”, disse a juíza.

A magistrada responde, no trecho, ao posicionamento do Ministério Público de Pernambuco, que se manifestou de forma contrária a manutenção da prisão dos investigados na última sexta-feira. Na avaliação do órgão, a continuidade das prisões implicaria, “inevitavelmente, em constrangimento ilegal”. O MP disse ainda que seriam necessárias novas diligências para a conclusão da apuração e recomendou a aplicação de outras medidas cautelares.

A juíza afirma que, com o posicionamento, o MP “perpetua uma falácia”. De acordo com ela, a manutenção da prisão é baseada em elementos concretos.

“É imprescindível destacar que não há espaço para especulações quanto a uma suposta expectativa de constrangimento ilegal, visto que o inquérito policial tramita rigorosamente dentro do prazo legal. Tal argumento, portanto, não passa de mera conjectura, dissociada da realidade dos autos e dos fundamentos já expostos, que continuam a justificar plenamente a necessidade da prisão preventiva dos investigados”, afirma a magistrada.

Compartilhe com Google Plus

About canide silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário