O município de Tibau, no litoral Norte potiguar,
recebe um “boom” de visitantes a partir do final do ano, na alta
estação. A cidade de 6 mil habitantes passa, de repente, para até 100
mil entre dezembro e fevereiro de todo ano, fato que gera impacto na
Rede Municipal de Saúde. O prefeito Naldinho (PSD-RN) levou a
preocupação ao deputado Fábio Faria (PSD-RN), que solicitou ao
Ministério da Saúde aporte financeiro para atender as demandas geradas
com o aumento da população.
A audiência aconteceu na noite desta
quarta-feira (23), com o Secretário-Executivo do Ministério da Saúde,
Antônio Nardi. Na ocasião, ficou clara a necessidade tanto de
estruturação da Rede de Atenção Especializada como de mais recursos para
manutenção da Unidade Mista de Saúde. “No período de alta, precisamos
de muito mais insumos, medicamentos, profissionais e ambulâncias.
Ficamos sem condições de atender toda a população que procura o
serviço”, explica o prefeito de Tibau.
O Secretário-Executivo do MS informou que o
município, por se adequar em um modelo de atendimento 24h, pode receber
uma ajuda financeira da União para custear a Saúde. “O Ministério
recebeu com atenção nosso pleito e deu todas as orientações necessárias
para que o município receba recursos até o final do ano, que é quando
começa a aumentar o fluxo, e mantenha esse repasse”, afirma o deputado
Fábio Faria.

0 comments :
Postar um comentário