Não
devem ser as cenas mais lúgubres do país. Os três anos de recessão
desgraçara m mais a vida de uma região bem mais pobre, o Nordeste, do
que pouco se fala.
Desde que a ruína começou, no início de 2014, o número de pessoas com
algum tipo de trabalho diminuiu em cerca de 2,3 milhões no Brasil
inteiro. Quase 69% dessa baixa de empregos ocorreu no Nordeste. Note-se
que a região contava apenas com 24,5% da população ocupada em 2014. É
desproporcional ao ponto da calamidade.
Do total dos rendimentos perdidos no país desde 2014, 46,5% se foram no
Nordeste, que, no entanto, tinha apenas cerca de 16,6% da massa nacional
de rendimentos do trabalho (contas baseadas na Pnad Contínua do IBGE).
Os resultados do Nordeste continuam ruins se a comparação é feita com os
dados de 2015 ou 2016, mesmo que a região acompanhe a despiora nacional
recente.

0 comments :
Postar um comentário