A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) começa
na próxima segunda-feira (20) a distribuição de 645,6 toneladas de
sementes de milho, feijão, arroz e sorgo dentro do programa Bancos de
Sementes. A entrega começa pelas regionais de Pau dos Ferros e Umarizal
e, após o Carnaval, será retomada para o restante – Mossoró, Assú,
Caicó, Currais Novos, João Câmara, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e
São José de Mipibu.
Este ano o Governo do Estado está investindo R$ 6,35 milhões na
aquisição de 645,6 toneladas de sementes. Serão beneficiados 48 mil
agricultores de 158 municípios. O investimento se manteve equiparado ao
realizado no ano passado. “A distribuição de sementes é um programa fundamental para a
subsistência do agricultor potiguar. Este ano, apesar da crise
financeira que enfrentamos, reunimos esforços para manter os mesmos
investimentos de 2016 e entregar mais de 645 toneladas a 48 mil
agricultores. As previsões indicam um bom inverno e por isso as sementes
são ainda mais importantes para o produtor rural”, destaca o secretário
Guilherme Saldanha.
Serão entregues 215,3 toneladas de feijão riso do ano e potiguar,
265,5 toneladas de milho cruzeta e potiguar, 144,7 toneladas de sorgo
Ponta Negra e 20 toneladas de arroz BS tropical. As sementes serão
entregues às 10 regionais da Emater que, em seguida, encaminharão
diretamente aos Bancos de Sementes de seus respectivos locais. O Programa Banco de Sementes teve início em 2005 e prevê o
fornecimento do estoque inicial de sementes selecionadas para o plantio
de milho, arroz e feijão para subsistência das famílias e sorgo Ponta
Negra para forragem dos rebanhos.
Todas são variedades adaptadas para o
semiárido e têm o acompanhamento dos pesquisadores da Emparn e Embrapa,
que através de suas pesquisas proporcionam ao agricultor familiar do RN
sementes precoces e de ciclo rápido, de forma que o produtor possa
aproveitar ao máximo a quadra chuvosa no estado.

0 comments :
Postar um comentário